quarta-feira, 20 de abril de 2016

Jornalzinho alternativo "Antes que o sol desponte" (abril de 2016)





Fala galera,

                A edição de abril de 2016 do Jornalzinho Alternativo “Antes que o sol desponte”, com apenas 40 exemplares, acabou. Cumprindo meu compromisso com os amigos online, publico todas as páginas. Lembrando que ele foi xerocado em papel reciclado e que ao publicar aqui, demonstro que nunca vou me importar com a quantia apurada (tirando os custos deu isso ai que tá na foto).
                O custo de tempo para elaborar é impossível de ser compensado economicamente e o que me importa é estar colocando minhas ideias na rua e estabelecendo diálogos com transeuntes, amigos, conhecidos e artistas. Dos 40 exemplares restou um amassado e molhado com cerveja. Resgatei ontem na mesa do aniversariante homenageado por mim na página 4, meu amigo Matheus Lins (provavelmente é o exemplar dele ehhehe).
                Alguns exemplares eu dou para pessoas que demonstram interesse e não possuem capital no momento, ou artistas que encontro na rua. Também entrego exemplares para alguns professores e amigos, mas sempre na perspectiva de me fazer comunicável, já que não frequento muitas festas. Com esse trabalho me sinto feliz, alegre e quero muito agradecer todos que ajudaram.
                O projeto surgiu 2010, quando ingressei o curso de Bacharelado em artes cênicas com habilitação em teoria do teatro (UNIRIO). Utilizei ele como cena performativa de conclusão de curso, propondo cena de elaboração/distribuição da edição especial de formatura (dezembro 2015). ‘
                A ideia dele era sempre levar as matrizes em algum evento (na defesa fiz isso e criei um evento), passar para as pessoas intervirem, e depois rodar na Xerox os 40 exemplares. É muito legal fazer assim, e enquanto as pessoas fazem intervenções nas matrizes eu faço algumas performances (o ato de falar sobre o projeto e pedir para qualquer pessoa intervir faz parte da cena performativa também).
                Mas, como expliquei dessa vez para o público, isso demanda tempo (que seja evento longo) e estrutura (uma Xerox próxima, por exemplo). Além de que a versão dessa forma fica com valor específico para aqueles que viram o material sendo elaborado e fica difícil distribuir em outros lugares se não acabar no dia.  
                Dessa vez já levei pronto, mas ainda xerocado. Pretendo em Maio fazer impresso e em papel de carta. Quando sair, divulgo para os interessados em adquirir fisicamente. Há também a possibilidade de você, que se interessar, me convidar para fazer uma versão especial para algum evento seu, inclusive mandando algum texto/poesia/protesto/proposta para anexar com meus textos/ideias/lamentos/sonhos.


Seja feliz (20/04/2016)

Eu tive um sonho,
que queria ser feliz,
Passou-se um tempo,
e agora proponho,
nunca ser infeliz.

e se oponho
ao meu primeiro sonho,
nunca mais proponho.

Mas se me disponho,
e fiz tudo que fiz,
afirmo para sempre,

quero ver você feliz!


               Então é isso... “Antes que o sol desponte”, me chame para algo, fale de mim ou fale comigo, sobre qualquer coisa. E do que trata o jornalzinho? Da vida...

Beijos e queijos,

Lucas Leal
















Nenhum comentário: