segunda-feira, 20 de março de 2017

Será que eu assistiria a minhas aulas? Meus planos de 2017.1


  Na foto: Turma "Historiadores a contrapelo" Unicap 2007.1 (completando 10 anos ). Faltam alunos.



            Estive esses dias refletindo meu trabalho, minha existência, formas, formatos, questões, possibilidades, estratégias, ações, limites, intenções... porque precisava entender coisas para estar preparado novamente para lecionar no ensino superior. Sai 2014.2 da FFP-UERJ, e agora, 2017.1, inicio na UFF-Pádua. Vai ser um desafio enorme. Estou pronto? Espero que sim... e foi pensando nisso que tentei conversar com poucas pessoas sobre isso (minhas dúvidas). Até fiz uma pergunta online no facebook: Você docente, assistiria sua própria aula? É essa minha dúvida... será que vou fazer com que as pessoas queiram me assistir? Bem... foi pensando nisso que comecei meus planos de aulas, desde 23/02, quando entrei oficialmente como docente na UFF e recebi as disciplinas do semestre. Claro que é um risco enorme programar as aulas sem conhecer os alunos, como também é um risco enorme colocar os planos de aulas online. Viver é um risco. Teriam muitos outros caminhos para cada disciplina, e acredito que ao longo dos debates cada curso vai se moldando. Meu desafio foi construir um caminho em que eu, como docente, me sentisse pronto para mediar as questões, e claro, pensando em levar da melhor forma possível aquilo que acredito ser fundamental no campo específico que estaremos atuando (o que efetivamente só ocorre durante o semestre). Eu não queria entrar em sala, sem saber se eu mesmo assistiria a minhas aulas – como também tenho plena consciência que exista uma linha mínima para conduzir cada curso, e que nem tudo é definido pelo docente, mas sim pelo campo de atuação. Ex: algumas políticas que vamos trabalhar, elas independem do Lucas, ou de cada aluno, e vamos estudar os processos de surgimento dessas políticas – dessa forma, encontraremos o “por quê?” de estudarmos a questão. Como vamos chegar às respostas objetivas de cada curso? Através de uma estrutura acadêmica, que eu tive oportunidade de estabelecer ao longo da minha formação e pelas determinações do departamento que faço parte. Todo educador deve saber que não é fácil escolher o caminho do curso, e que há “clássicos” e “novidades” em todas as áreas – acredito que na Universidade – meu papel será mediar essas possibilidades de entendimentos... dentro da possibilidade de especificidade de cada curso em que eu estiver coordenando.  Em resumo, fiz alguns planos de aulas e convido todas e todos a dar uma olhada e ir curtindo aos poucos comigo... muita coisa pode mudar, principalmente as datas de cada texto/tema, até porque surgem atividades durante o semestre e isso é sempre uma negociação. Em determinados períodos eu já adotei esquematizar por temas e textos, sem determinar as datas... dessa vez vou pelas datas, por conta de estar com muitas atividades, penso que fico “mais organizado” assim.  

Abaixo Link dos eventos (com a data de encerramento da disciplina), na descrição do evento tem o planejamento do curso:

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA (Quartas de 16h as 18h)
Evento da turma: 
https://www.facebook.com/events/1852594955005198/

DISCIPLINA: METODOLOGIA DE ESTUDO E PESQUISA (Quartas de 18h as 20h)
Evento da turma: 
https://www.facebook.com/events/400652460293505/

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III (Turma B - Quartas e Quintas de 20h as 22h)

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III (Turma A- Quintas e sextas de 07h as 09h)
Evento da turma: https://www.facebook.com/events/1449978721700967/

DISCIPLINA: MOVIMENTOS SOCIAIS e EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL (Quintas 09h as 13h)
https://www.facebook.com/events/213106362509420/

Para ter acesso aos textos:
1- entrar no grupo: Grupo no face: https://www.facebook.com/groups/1143804699015178/
2- Solicitar por email: lucaslealhistoria@gmail.com














Nenhum comentário: